DECA
ENSINO


DIRECTORES DE CURSO

Os Directores de Curso são nomeados pelo Presidente do DECA com uma periodicidade bianual. Actualmente as licenciaturas do DECA têm os seguintes Directores de Curso:

Director de Curso da LEC

Director de Curso da LA

 

Gomes, José Justino de Matos Barros

O Director de Curso procura sensibilizar os responsáveis pelas diferentes disciplinas para questões pedagógicas, como sejam por exemplo a necessidade de compatibilizar o tempo de trabalho nas diferentes disciplinas, a importância relativa dos exames e trabalhos práticos na avaliação, privilegiando processos de estudo baseados na pesquisa bibliográfica e estimulando o sentido crítico dos estudantes.

Compete ao Director de Curso assegurar o decorrer normal das actividades lectivas com o apoio da Comissão Científica e dos responsáveis pelas disciplinas, auscultando as ideias e sugestões dos alunos sobre o decorrer das actividades lectivas.

O Director de Curso acompanha a elaboração dos horários, em conjunto com a Comissão de Horários da Universidade, num processo sistematizado a nível global, que procura optimizar os horários dos alunos, criando blocos contínuos de aulas para os estudantes de cada ano, aplicando o princípio de aulas de manhã para os 1º, 3º e 5º anos e de tarde para os 2º e 4º anos.

O Director de Curso coordena os trabalhos das Comissões de Auto-avaliação e de Acompanhamento Tutorial e elabora semestralmente um plano/calendário de frequências das várias disciplinas, mediante proposta dos docentes responsáveis, de modo a evitar coincidência de datas de testes em várias disciplinas.

Constitui uma atribuição activa do Director de Curso transmitir aos alunos os valores e objectivos essenciais a atingir durante o curso.

Compete sobretudo ao Director de Curso auscultar as opiniões dos alunos, quer individualmente em conversas privadas, quer em grupo durante a realização de aulas, quer arbitrando pequenos conflitos entre docentes e discentes ou entre discentes.

COMISSÕES DE CURSO

A coordenação pedagógica e científica das licenciaturas é assegurada pelas respectivas Comissões de Curso, presididas pelo Directores de Curso e onde têm assento os Professores representantes de todos os departamentos envolvidos na Licenciatura em questão.

COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO TUTORIAL

As Comissões de Acompanhamento Tutorial são designadas pelos órgãos de gestão do Departamento, depois de ouvido o Director de Curso.

Comissão de Acompanhamento Tutorial da LEC

Comissão de Acompanhamento Tutorial da LA

1º ano: Gomes, João Paulo de CastroAlmeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis de
2º ano: Baptista, Adrião José
3º ano: Mesquita, Afonso Carlos Bonina de
4º ano: Santos, Bertha Maria Batista dos
5º ano: Pais, Luís José Andrade

 

A Comissão de Acompanhamento Tutorial é constituída por cinco tutores, um por cada ano do curso, que procuram promover a integração dos estudantes no ambiente da UBI, esclarecer dúvidas sobre o plano de estudos, sobre as interdependências entre disciplinas e sobre os respectivos objectivos. Os tutores estão disponíveis para receber os alunos semanalmente em horário fixo e reportam sobre as questões mais relevantes ao Director de Curso.

COMISSÕES DE AUTO-AVALIAÇÃO

As Comissões de Auto-Avaliação são coordenadas pelos respectivos Directores do Curso que, bianualmente, nomeia os restantes membros e é, ainda, composta por um técnico superior (escolhido pelo pessoal técnico) e por um estudante, presidente do respectivo Núcleo de Estudantes (NECUBI ou NAUBI).

Comissão de Auto-Avaliação da LEC

Comissão de Auto-Avaliação da LA


Gomes, José Justino de Matos Barros (Coordenador)

Compete à Comissão de Auto-Avaliação a realização da avaliação anual do ensino praticado, produzindo um Relatório de Auto-Avaliação que deve integrar as principais informações requeridas nos processos de Avaliação Externa e de Acreditação pela Ordem dos Engenheiros.

 

CECUBI
 
 
 
Universidade da Beira Interior