DECA
MENSAGEM DE BOAS-VINDAS DO PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO

 

Em nome do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior dou-lhe as boas-vindas e convido-o(a) a visitar as nossas instalações localizadas na cidade da Covilhã, e em particular a nossa página web.



É para mim uma honra e um prazer presidir a um departamento que dispõe de um corpo docente qualificado, ao ponto de, ter relações em especial no domínio científico com instituições de vários pontos do globo, de ter parcerias diversas e em especial em permutas de alunos e docentes com várias instituições de renome em universidades da Europa, de disponibilizar instalações únicas no País e que, sendo amplamente reconhecido em Portugal e no estrangeiro por outras instituições de ensino, por associações profissionais, por instituições e empresas, nos permite categoricamente afirmar, que dentro da nossa área de intervenção, pertencemos ao “Grupo do Pelotão da  frente”.
Este reconhecimento aliado a elevada qualidade dos planos de estudos oferecidos pelo DECA, tem levado a que os recém licenciados, mestres ou doutores encontrem com facilidade colocação no mercado de trabalho em posições consentâneas com a prática da Engenharia Civil e/ou da Arquitectura. Paralelamente, o DECA tem assistido com agrado e orgulho a atribuição de diversos prémios aos seus estudantes e docentes.

A nossa missão, de entre outras,  é assegurar que os estudantes adquiram conhecimentos e experiências que preencham ou superem as suas expectativas, habilitando-os para alcançar o sucesso num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
A oportunidade de estudar no DECA revelar-se-á uma experiência singular, não só na aquisição de conhecimentos, mas também no enriquecimento pessoal, e até profissional devido ao modo em como as matérias  são introduzidas ligando os aspectos teóricos aos práticos com carácter real. É óbvio que isto também significa aceitar novos desafios e trabalho árduo, mas estou convicto que no final não se arrependerá e terá orgulho de pertencer à “nossa família” que tem crescido muito e se tem espalhado com excelentes frutos, não só na região da Beira Interior, como em todo o País desde o Minho ao Algarve, passando por Lisboa e outros grandes centros onde há profissionais, antigos nossos alunos, que fazem de nós uma grande e conceituada família, já a alastrar para o resto do mundo.

Encorajo-o(a), assim, a participar no Projecto de Ensino que o DECA propõe, disponibilizando-me desde já para qualquer esclarecimento, ficando muito em especial agradado só de planear que a (o) possa incluir na nossa equipa. Somos uma equipa que intervém na Sociedade. Contribuímos todos os dias para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos.


Com os melhores cumprimentos,

Luís Manuel Ferreira Gomes
Presidente do DECA

   

 
Universidade da Beira Interior