DECA

Processo de Bolonha


O designado “Processo de Bolonha” constitui uma reforma do Ensino Superior, organizando-o em três ciclos: 1º ciclo (Licenciatura), 2º ciclo (Mestrado) e 3º ciclo (Doutoramento).

Em geral, o 1º ciclo e o 2º ciclo terão durações, respectivamente, de 3 e de 2 anos.

Porém, existem algumas actividades profissionais, como são os casos da Engenharia Civil e da Arquitectura, para as quais são exigidas formações mais longas. Nesses casos deve adoptar-se o conceito de Mestrado Integrado (1º ciclo + 2º ciclo), com duração de 5 anos, onde no final do 1º ciclo (primeiros 3 anos) os estudantes obtêm um diploma que lhes permite mobilidade com outras universidades portuguesas e estrangeiras, mas não lhes confere quaisquer habilitações profissionais.

O DECA após estabelecer as competências que um Engenheiro Civil e um Arquitecto devem ter optou por adoptar um ciclo de estudos de Mestrado Integrado em ambas as licenciaturas, Engenharia Civil e Arquitectura. Esta posição vai de encontro ao que se passa na maioria das Universidades de referência do espaço europeu e à opinião da Ordem dos Engenheiros, para a qual o exercício da actividade profissional de Engenheiro exige uma formação mínima de 5 anos.

O Mestrado Integrado da LEC e o Mestrado Integrado da LA nascem da adequação das licenciaturas e dos mestrados existentes, facilitando por isso a transição dos estudantes para os novos ciclos de estudos. Estes entrarão em vigor a partir do ano lectivo de 2007/2008, a partir do qual todos os estudantes transitarão para os novos ciclos de estudos.

Os estudantes que ingressarem nas duas licenciaturas no ano lectivo de 2006/2007 transitarão directamente para os novos ciclos de estudos, uma vez que o 1º ano dos novos ciclos é praticamente igual ao das actuais licenciaturas.

Para mais informações sobre o processo de transição/equivalências entre as actuais licenciaturas e os novos ciclos de estudos contacte o Prof. Miguel Nepomuceno (E-mail), responsável no DECA por este assunto.

 
Universidade da Beira Interior